Drenagem linfática manual

Compartilhe!

Um dos tratamentos mais procurados é a Drenagem Linfática, estimula a regeneração dos tecidos, eliminação de líquidos e toxinas , além da melhora na retenção hídrica, e sensação de relaxamento. O sistema linfático trabalha como uma terceira circulação, além da arterial e da venosa, e a linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas. Seu aspecto é viscoso e amarelado. A linfa, assim como o sangue, realiza trocas metabólicas com as células e em seguida é recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios.

Já os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada, resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonudos. Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.

Benefícios da Drenagem 

  • Redução de retenção de líquido
  • Ativa a circulação sanguinea 
  • Relaxamento
  • Combate celulite

Contra indicação

Drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

Orientação para potencializar tratamento

  • Atividade física 

  • Alimentação balanceada 

  • Ingestão de líquidos 

Gestante pode fazer?

Sim  concerteza, O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incômodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.

Quais Profissionais podem faze?

Esteticista, massoterapeuta e Fisioterapeuta.

skip_previous